top of page

Arte não é sobre Dom


ree

Sempre escutei e acreditei que a arte era uma questão de talento, um dom que era oferecido a você desde o momento que tinha nascido, somente poucas pessoas de fato poderiam ter esse privilégio e alcançar esse lugar.  Após muito estudo e observação na área artística, comecei a entender o dom como uma paixão, algo que você ama fazer, do que algo que você já nasce sabendo. 

Talvez tenhamos essa impressão porque nos comparamos com pessoas que vivem vidas completamente diferentes da nossa, por exemplo, aquelas que tiveram acesso a outras informações e desde muito novo foram incentivados a praticar aquela atividade constantemente, o que pode parecer que elas entendem mais e fazem um trabalho melhor. 

O dom não é o suficiente para fazer arte, na verdade, a gente precisa bem mais do que isso, é necessário praticar um pouco todos os dias, estudar e aprimorar seus conhecimentos. Como disse uma professora uma vez, “Os esforçados conseguem alcançar um resultado muito melhor do que aqueles que só utilizam o dom”.

Para ser artista, é necessário ter uma rotina saudável e bem estruturada. O papo de que artista é vagabundo, que ficamos esperando a inspiração para fazer um trabalho é mentira, a arte requer exercícios e aprimoramento constante.

Caso você esteja aprendendo muitas coisas com os cursos que tem feito, está tudo bem, é assim para a maioria das pessoas, isso não te torna menos talentoso ou alguém que não deveria fazer esses trabalhos. 

Se você é uma pessoa que desistiu das artes por acreditar não ter o DOM, ou qualquer coisa do tipo, repense bem, isso não é tudo, se fosse assim, eu não estaria aqui, acreditei, meu trabalho se tornou o que é hoje por muito estudo e dedicação.

Como disse, acredito que o dom existe, mas ele não é a base de tudo para se tornar um bom artista. É preciso trabalhar todos os dias, estudar e aperfeiçoar, o esforço vale muito mais do que somente o dom.

 
 
 

Comentários


bottom of page